David Rosa conquistou o segundo título nacional Elite de Cross-Country (XCO) hoje, pela tarde, ao triunfar ao cabo de uma corrida inteligente na qual soube explorar as fraqueza dos seus rivais e até superar problemas mecânicos para conquistar o ceptro ao cabo de seis voltas no exigente circuito de Seia. Rosa (PóvoaBTT/Maxibikes/School Eventos) cumpriu a distância – cerca de seis quilómetros por voltas – em 1h53m21s na conquista de uma vitória folgada sobre Vítor Santos (Bikestore-Bifase) e Fábio Ferreira (Xyami/Casema). A prova de Elites masculinos contou com 39 participantes e, pela primeira vez em anos recentes, com a participação de atletas dos Açores e Madeira.
Na corrida de Elites femininos, a actual campeã nacional de “rampa”, Ana Rita Vigário (Santa Cruz/Bicicastro) juntou mais um título ao seu currículo impondo-se diante Irina Coelho (Freebike/BCS) e Carla Cabral (BTT Seia).
A competitiva categoria de sub-23 promoveu ao título nacional um estreante no escalão, Mário Costa (PóvoaBTT/Maxibikes/School Eventos) que bateu o favorito Tiago Ferreira – antes de desistir por esgotamento físico o antigo campeão sub-23 foi quem primeiro dominou a corrida levando de vencida o Troféu Afonso Costa atribuído ao vencedor da volta mais rápida – fazendo jus da correcta gestão de esforço numa prova com calor abrasador. Ruben Almeida (Bicicletas Lavarinhas/Viana Ciclo Clube) e Alexandre Ferreira (PóvoaBTT/Maxibikes/School Eventos) preencheram o pódio da categoria. Na prova sub-23 feminina, na distância de quatro voltas, Joana Barbosa (PóvoaBTT/Maxibikes/School Eventos) sagrou-se campeã nacional.
Nos júniores, o título coube a José Gaspar do SC Maria da Fonte/Geominho. Este betetista precedeu em 1,37s a chegada de Rodrigo Gomes (Team Bike Zone/Quintajenense) ao cabo de quatro voltas. Na terceira posição, o favorito “local” Fábio Tomas (BTT Seia) fechou o pódio. A corrida de júniores feminina premiou Madga Martins (PóvoaBTT/Maxibikes/School Eventos).
Nas restantes provas a principal destaque para o triunfo de Gonçalo Amado nos cadetes. O atleta polivalente que dá cartas na estrada e nos trilhos bateu Diogo Figueiredo (JUMarinhas) numa concorrida prova de 38 participantes.
Por sua vez, na classificação por equipas, sagrou-se campeã a Póvoa BTT/Maxibikes/School Eventos diante das Bicicletas Lavarinhas/Viana Ciclo Clube e do BTT Loulé/Loulé Concelho.
Em Seia foram atribuídos um total de 12 títulos individuais e um colectivo tendo a prova organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da Câmara Municipal de Seia e do Clube de BTT de Seia decorrido com assinalável êxito numa festa popular do BTT de competição que será transmitida – em data a assinalar – na RTP2.
Campeões nacionais XCO
Elites: David Rosa (Póvoa BTT/Maxibikes/School Eventos)
Elites Femininos: Ana Rita Vigário (Santa Cruz/Bicicastro)
Sub-23: Mário Costa (Póvoa BTT/Maxibikes/School Eventos)
Sub-23 Femininos: Joana Barbosa (PóvoaBTT/Maxibikes/School Eventos)
Júniores: José Gaspar (SC Maria da Fonte/Geominho).
Júniores femininos: Magda Martins (Póvoa BTT/Maxibikes/School Eventos)
Cadetes: Gonçalo Amado (Team Bicivendas)
Cadetes masculinos: Joana Monteiro (PóvoaBTT/Maxibikes/School Eventos)
Veteranos A: José Silva (Bicicletas Lavarinhas/Viana Ciclo Clube)
Veteranos B: Fernando Duarte (CSRD Ota/Carboom/Rbikes)
Veteranos C: Carlos Cabrita (BTT Loulé/Loulé Concelho)
Veteranas femininas: Natália Mendes (Freebike/BCS)
A equipa do Galitos/Extrusal/Madeivouga/Volybox esteve presente com alguns dos seus atletas nesta dificil modalidade, obtendo os seguintes resultados:
Elites: 19º lugar - Carlos Ramos
Sub-23: 26º lugar - Rui Cabrita
Veteranos A: 26º lugar - Paulo Pinto
Veteranas: 5º lugar - Susana Reis
Força Galitos!
As Fotos
Sem comentários:
Enviar um comentário